1° Passo : TUDO OQUE O BENEFICIÁRIO PRECISA TER EM MÃOS (Email do Banco);
Beneficiário:
Protocolo:
CPF/CNPJ Beneficiário:
Banco:
Carteira/Modalidade 1/01 - Simples Com Registro
Emissão/Distribuição: Beneficiário / Beneficiário
Nosso Número inicial:
Código do Beneficiário:
Agência:xxxx0 (Agencia + DV)
Conta Corrente:
Data da Abertura:
Arquivo remessa: Envio obrigatório, CNAB 240
1.1 Cadastro de Conta Corrente (Financeiro -> Banco -> Conta Corrente)

OBS : De acordo com o print na conta corrente deverá ser adicionado um 0 no final do número agência.
EX : Agência 2020 no sistema devera ser 20200.
Agência : Em verde agência, em azul digito verificado.
1.2 Cadastro de Cedente (Dados Basicos)

1.3 Cadastro de Cedente (PADRÃO)

1.3 Cadastro de Cedente (Remessa/Retorno)
1.4 Cadastro de Cedente (Instruções)
2° passo : MANUAL DO BOLETO SICOOB;
Procedimento Documentado Sistema de Homologação de Cobrança Sicoob ES.
OBJETIVO - O tema de Homologação de Cobrança foi desenvolvido com objetivo de gerenciar e agilizar todo o fluxo de homologação e de dar mais autonomia ao beneficiário (associado).
SISTEMA DE HOMOLOGAÇÃO DE COBRANÇA - O acesso se dará através do site do Sicoob ES (https://www.sicoobes.com.br/), em Menu > Aplicativos > Homologação de Cobrança.
ACESSO : 
NOVO PROCESSO - A abertura de um novo processo pode ser feita diretamente pela cooperativa ou pelo desenvolvedor/beneficiário.
No caso de processos abertos diretamente pela cooperativa, o desenvolvedor/beneficiário receberão um e-mail com a notificação de abertura do processo e poderão proceder conforme item 2.3.
Já abertura de processos por parte do desenvolvedor ou beneficiário é feita em “Abertura de Processso”, após o preenchimento dos campos, a Cooperativa será notificada. Obs.: Após o usuário informar o CPF ou CNPJ o sistema informará as cooperativas em que o Beneficiário possui conta.

Após a cooperativa completar a abertura do processo o desenvolvedor e beneficiário receberão um e-mail com todas as instruções para realizar as validações no sistema.

ACOMPANHAMENTO E INTERAÇÃO NO PROCESSO - Informando o número do protocolo informado no e-mail de abertura do processo e o CPF/CNPJ do Beneficiário será possível acessar as telas para iniciar a homologação, realizar o acompanhamento e validação do boleto e o envio de arquivos de remessas.

[Sistema] Emita no sistema Gestores 3 Boletos para proseguir com a homologação (No contas a receber e Opções/Gerar Boleto)
VALIDAR BOLETO - O primeiro passo é fazer a validação da linha digitável de 3 boletos diferentes. Somente após a validação de três linhas digitáveis corretas, será possível enviar o arquivo remessa para validação do Sicoob. A barra superior visível no processo indicará em qual fase o mesmo se encontra.


Existindo alguma inconsistência na linha digitável, esta será exibida na tela e os campos com erro são destacados em vermelho. O desenvolvedor e/ou o associado, deverão realizar nova validação após as devidas correções.

[Sistema] Gere a Remessa no sistema Gestores 3 Boletos para proseguir com a homologação (Financeiro -> Banco -> Manutenção de Boletos)
VALIDAR ARQUIVO DE REMESSA - Após a validação dos 3 boletos (linhas digitáveis) ser concluída, deverá ser enviado o arquivo de remessa para as devidas verificações. O sistema fará uma crítica do arquivo e havendo erro será exibido na tela. Caso não haja, o processo será enviado ao Sicoob Central para verificação final e finalização. O beneficiário e o desenvolvedor serão notificados por e-mail, sempre que houver novas interações no processo.
Importe o Arquivo Remessa gerado pelo gestores

CONSULTAR HISTÓRICO DO PROCESSO - Todas as ações e notificações são registradas no histórico do processo que poderá ser visualizado na tela do processo.

PROCESSO FINALIZADO - Após o processo ser finalizado o beneficiário, o desenvolvedor e a cooperativa serão notificados por e-mail e processo passará para fase “Processo Aprovado”.

DÚVIDAS - Em caso de dúvidas, elas podem ser enviadas clicando no ícone “Enviar Mensagem”.


3° Passo : COMO CALCULAR O NOSSO NÚMERO (DO SISTEMA);

4° Passo : TROCA DE INFORMAÇÕES DO QUE ESTÁ NO BANCO E NO SISTEMA. (COMPATIBILIDADE);
CONTRACAPA - 
ESPECIFICAÇÕES DO BOLETO - 







REMESSA : OPÇÃO CNAB240 - 












RETORNO : OPÇÃO CNAB240 - 







PRÉ-HOMOLOGAÇÃO DE BOLETOS - 


FUNÇÕES EM DELPHI - A seguir estão listadas algumas funções escritas em Delphi para validação de algumas estruturas descritas anteriormente. Os algoritmos relacionados abaixo não são de utilização obrigatório, apenas estão exemplificando as validações comentadas acima.



