Pesquisa avançada

MIGRADOR: O que precisa saber para realizar uma migração com Firebird 2.0, 2.5, 3.0, 4.0 e 5.0

A migração de bases que utilizam o Firebird pode ser realizada em diferentes versões do banco (2.0, 2.5, 3.0, 4.0 e 5.0), sendo que cada versão utiliza um arquivo base de dados específico.

Por padrão, em algumas migrações o programa busca automaticamente o arquivo base.fdb e preenche o campo “Banco” com um nome em outro formato, como por exemplo na imagem. Para o caso da migração 67-Gdor, o sistema puxa por padrão DATAGES.gdb. Nesses casos, se o banco disponível estiver no formato .fdb, basta ajustar manualmente o nome no campo para o correto. Essa informação inicial é apenas um padrão definido pelo migrador e não necessariamente corresponde ao arquivo real.

No campo “Escolha o caminho do banco de dados”, o arquivo base pode variar conforme a versão do Firebird em uso, podendo ser:

  • base.fdb (utilizado para Firebird 2.0 e 2.5)

  • base30.fdb (utilizado para Firebird 3.0)

  • base40.fdb (utilizado para Firebird 4.0)

  • base50.fdb (utilizado para Firebird 5.0)

Em casos de migração de bancos SQL, também pode ser exigida uma base diferente, variando de acordo com o banco de dados e sua versão. Em caso de dúvidas, recomenda-se testar até identificar a base compatível com a versão utilizada.

Em certas situações pode acontecer, de surgir o erro abaixo:

Para resolver é simples. Em alguns cenários, também pode ser necessário substituir o arquivo fbclient.dll. Essa substituição é aplicável principalmente às versões do Firebird 3.0, 4.0 e 5.0. Para isso, copie o arquivo fbclient.dll da pasta da respectiva versão instalada, por exemplo:  'C:\Program Files (x86)\Firebird\Firebird_5_0\bin' e substitua o arquivo correspondente localizado na pasta do migrador.

Após a substituição, basta reiniciar o migrador e prosseguir com a migração normalmente.