Movimento > Pedido de Compra
Antes da implementação, o lançamento de itens no pedido de compra era feito pela unidade de venda. Dessa forma, a apuração entre Recebimento de Compra e Pedido de Compra era realizada utilizando a mesma unidade.
No menu Parâmetros > Parâmetro Valor > “Usar unidade e fração do item do pedido de compra que será usada na impressão”,
ao configurar o parâmetro como [SIM], passa a ser possível escolher a Unidade de Compra do item no momento do lançamento do pedido, permitindo definir uma unidade específica para o fornecedor.
Caso o pedido para determinado produto/fornecedor seja feito em uma unidade diferente, é necessário selecionar o tipo de unidade como “unidade e fração de compra”, garantindo que a Unidade de Compra seja diferente da Unidade de Venda.
Exemplo:
O produto possui unidade de venda = KG e unidade de compra = CX, onde 1 CX = 24 KG.
Nesse caso, ao informar quantidade de compra = 10 CX, o sistema realiza automaticamente o cálculo (10 × 24) e preenche a quantidade em unidade de venda = 240 KG, mantendo a apuração correta no Recebimento de Mercadoria.
O preenchimento dos valores de Unidade e Fração de Compra é feito com base na última nota fiscal de compra do produto para aquele fornecedor.
Se a última nota estiver com Unidade = CX, Fração = 24 e Tipo de Fração = Multiplicação, esses valores serão aplicados automaticamente.
Caso não existam notas anteriores para o produto/fornecedor, os valores de referência de Unidade, Fração e Tipo de Fração de Compra serão obtidos do Cadastro do Produto.
Os campos quantidade, unidade, tipo de fração e fração de compra podem ser alterados manualmente.
A cada alteração, o sistema recalcula automaticamente a quantidade em unidade de venda, garantindo a correta apuração no recebimento.